Veterinários PetDoctors Corroios: 218 079 455 / 969 641 412 Lisboa: 215 813 418 / 912 738 413 geral@if-veterinarios.pt
Select Page

Sabe o que deve fazer caso o seu cão se engasgue e comece a sufocar? A minha capacidade de reação foi testada há algumas semanas quando o meu Chihuahua, Diego, ficou de tal forma excitado com um pedaço de comida que tentou engolir tudo de uma vez só. O meu coração parou quando o vi inclinar-se para frente com a boca aberta, a tentar tossir para expulsar a comida. Mas não conseguia tossir. Não conseguia fazer nada. Começou a passar com as patas junto à boca, em desespero, e eu senti que o medo tomava conta dele e estava a entrar em pânico. Felizmente eu sabia o que fazer e consegui retirar-lhe a comida da boca enquanto se encontrava ainda consciente.

Os cães podem sufocar com grandes pedaços de comida, ossos, bolas, brinquedos e uma grande quantidade de outras coisas que normalmente temos em casa. Uma vez que uma situação de emergência pode ocorrer em qualquer altura, é importante saber o que fazer (mas espero que tal nunca seja necessário).

Sinais de perigo indicadores de que o seu cão está a sufocar

Se houver um objeto estranho a bloquear as vias aéreas do seu cão, os sinais indicadores são os seguintes (muito semelhantes aos de um ser humano):

  • Abrir muito a boca e inclinar o corpo para a frente, numa tentativa de fazer sair o objeto que causa a obstrução
  • Impossibilidade de respirar
  • Patas a passarem freneticamente ao lado da boca
  • Pânico

O que fazer se o seu cão estiver a sufocar

  1. Mantenha o cão o mais calmo possível, tentando também que o seu próprio comportamento seja o mais calmo que conseguir. Se começar a ficar nervoso o seu cão irá sentir o que só tornará a situação pior.
  2. Utilizando ambas as mãos, abra a boca do cão e tente encontrar o(s) objeto(s) estranho(s). Se conseguir ver claramente algo preso na garganta do cão, com cuidado tente puxar a língua para a frente e remova o objeto com o seu dedo, fazendo um movimento semi-rotativo de limpeza no sentido do exterior da boca. Tenha particular cuidado para não empurrar ainda mais o objeto para o interior da garganta do cão.
  3. Se o objeto não sair, inicie uma manobra de Heimlich canina.
    • Se o seu cão fôr suficientemente pequeno para lhe pegar, faça-o colocando as costas dele de encontro ao seu peito. Fechando uma das mãos em punho, coloque ambas as mãos à volta da área abdominal do seu cão, – imediatamente abaixo da caixa torácica – e faça força com violência suficiente para expulsar o objeto (faça-o 5 vezes). Veja o vídeo que se segue para uma demonstração rápida sobre o que fazer e aonde colocar as suas mãos.
    • Se o seu cão fôr demasiado grande para lhe pegar, então coloque-se atrás dele e siga os mesmos passos referidos anteriormente.

     

  4. Abra de novo a boca do seu cão e procure o objeto estanho. Se vir o objeto estranho coloque os dedos na boca do cão e tente retirá-lo. Atenção, para não empurrar ainda mais o objeto para o interior da garganta do seu cão.
  5. Se o objeto continuar sem sair, coloque o cão no chão e pegue-lhe pelas patas traseiras, suspendendo-o no ar com a cabeça para baixo. Sacuda-o de forma não violenta, para cima e para baixo. Caso o cão seja demasiado grande para o suspender desta forma, limite-se a levantar-lhe as patas traseiras, como se fosse um carrinho de mão.
  6. Volte a colocar o cão no chão e verifique novamente a boca dele tentando encontrar o objeto estranho que o fez sufocar.
  7. Se o objeto não tiver saído entre imediatamente em contacto com o seu médico-veterinário.
  8. Se o seu cão entretanto ficar inconsciente e tiver sido capaz de retirar o objeto (com os dedos ou utilizando pinças), talvez necessite de efetuar manobras de reanimação cardio-respiratória de imediato. Pode ver aqui o que fazer.

Visite o seu médico-veterinário

Mesmo que tenha conseguido retirar o objeto, é sempre uma boa ideia procurar o seu veterinário após o incidente. O seu médico-veterinário verificará se não existem lesões na garganta do seu cão e se são necessários qualquer outro tipo de cuidados médicos para que ele fique bem.

 

Com os nossos agradecimentos ao blog Proud Dog  Mom