Veterinários PetDoctors Corroios: 218 079 455 / 969 641 412 Lisboa: 215 813 418 / 912 738 413 geral@if-veterinarios.pt
Select Page

As picadas acontecem

Os cães são criaturas curiosas por natureza que gostam de explorar o mundo à sua volta usando o nariz e as patas. Por esse motivo, caso encontrem uma abelha ou uma vespa a voar, possivelmente irão querer saber o que é aquela coisa. Uma vez que as abelhas vêem os cães como uma ameaça, passam a modo de ataque e picam. As áreas mais comuns para um cão ser picado, são a área facial, boca ou patas.

Sintomas

Tipicamente, quando uma abelha pica, o ferrão, ao qual está agarrado o saco com o veneno, aloja-se no seu alvo separando-se do corpo da abelha e conduzindo-a à sua morte (o que certamente será considerado como karma, pelo seu cão)!

Tal como sucede connosco, se o seu cão fôr picado por uma abelha pode apresentar os seguintes sinais:

  • Fraqueza
  • Dôr
  • Comichão/Ardor/Agitação
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Dificuldade respiratória
  • Choque anafilático (que pode ser fatal)

Como tutor, deve imediatamente verificar se existem sinais de alergia ou dificuldades respiratórias. Uma pequena comichão e sensação de ardor, com um pequeno inchaço, são sinais de reação aceitáveis. No entanto, caso o seu cão exiba sinais de dôr intensa, com grande inchaço a alastrar da zona em que foi picado, assim como dificuldade respiratória, então estará a ter uma forte e perigosa reação à picada.

Independentemente do grau de severidade da picada, deve telefonar de imediato ao seu veterinário e levar o seu cão para observação a uma clínica veterinária. Em alguns patudos, a simples remoção do ferrão, seguida da aplicação de uma compressa fria traz bons resultados. Outros poderão necessitar de medicação específica.

O que fazer se o seu cão fôr picado por uma abelha

1) Mantenha-se calmo

O seu cão consegue sentir o seu nervosismo e pânico, portanto tente manter-se o mais calmo possível. O seu cão já está suficientemente nervoso sem precisar que o stress ainda mais. Eu sei,  – é mais fácil falar que fazer!

2) Telefone ao seu Veterinário

Fale imediatamente com a sua clínica veterinária, informando o médico-veterinário que o seu cão foi picado por uma abelha, descreva os sintomas e informe-os que vai a caminho para uma consulta.

3) Procure o ferrão

Quanto mais tempo o ferrão ficar alojado na pele do seu patudo, mais veneno estará a entrar no seu corpo. Tente localizar o ferrão e remova-o, por exemplo, com as unhas ou com recurso a uma pinça (neste caso, tendo cuidado extra para não espalhar ainda mais veneno)

4) Tente aliviar a dor e o inchaço

Enquanto vai a caminho da clínica veterinária, a aplicação de gelo embrulhado num pano pode ajudar a conter o inchaço.

5) Medicação

O seu médico-veterinário saberá o que fazer para aliviar a dor e o inchaço no seu patudo, assim como para combater um eventual choque anafilático. Nunca dê medicamentos ao seu patudo sem consultar um médico-veterinário.

6) Observe o seu patudo com atenção

Mesmo que o seu cão não mostre qualquer reação imediata a uma picadela isso não significa que não possa vir a desenvolver uma. Um choque anafilático pode ocorrer até 24 horas após a picada e por esse motivo é importante manter o seu patudo sob observação cuidada. Mesmo após a visita ao seu médico-veterinário deverá estar vigilante, conforme certamente lhe será recomendado, até que o seu patudo se encontre completamente restabelecido.